O Programa Jovem Aprendiz integra as ações de Socioaprendizagem oferecidas pela Fundação Fé e Alegria do Brasil e tem como propósito potencializar a inserção de jovens e adolescentes no mundo do trabalho. Além de proporcionar a formação pessoal e profissional, a iniciativa busca preparar o aprendiz para que seja agente transformador da sua realidade por meio do exercício da cidadania, da empregabilidade e do protagonismo.
Ao participar do programa de aprendizagem, adolescentes e jovens têm acesso a uma formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, assim como atividades teóricas e práticas relacionadas ao curso no qual estiver matriculado. O programa inclui ainda atividades culturais e sociais, bem como o acompanhamento socioeducativo dos aprendizes.
As atividades do Programa Jovem Aprendiz são desenvolvidas no contraturno escolar, com duração diária de quatro horas. O contrato de aprendizagem é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), configurando vínculo trabalhista. Isso significa que o Jovem Aprendiz será remunerado ao longo de todo o período, além de ter outros direitos trabalhistas garantidos. Em geral, os programas de aprendizagem duram cerca de 18 meses.
Para ser um jovem aprendiz, é preciso atender aos seguintes requisitos legais:
Se você preenche os pré-requisitos legais, conforme o item anterior, e ficou interessado em se tornar um Jovem Aprendiz, não perca tempo! Clique na aba Contato e fale conosco.
No Brasil, contamos com a Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), por meio da qual empresas de médio e grande porte devem contratar jovens como aprendizes, por até dois anos. Durante este período, os aprendizes deverão ser capacitados por uma instituição formadora, como a Fundação Fé e Alegria do Brasil, além de receber formação prática na empresa contratante.
Os benefícios de contar com jovens aprendizes no ambiente de trabalho extrapolam o simples cumprimento de uma obrigação legal. Dentro deste contexto, as empresas têm a oportunidade de identificar novos talentos para as suas equipes e de exercerem sua responsabilidade social, ajudando a combater a evasão escolar e o trabalho infantil. Ou seja, investir na aprendizagem é criar oportunidades para todos, aprendizes e empresas!
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o tema? Fale conosco por meio da aba Contatos.
O Programa Jovem Aprendiz tem por objetivo a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho. Ao oferecer formação pessoal e profissional qualificada, além de orientação para o exercício da cidadania, a Fundação busca instrumentalizar cada atendido para que consiga desenvolver seu projeto de vida.
Fé e Alegria conta com programas de formação profissional alinhados à Lei de Aprendizagem em suas unidades de Cariacica (ES) e de Recife (PE). Ambas são reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego como “Entidades Qualificadoras”.
As duas unidades dispõem de estrutura completa para a formação profissional e o acompanhamento integral dos aprendizes. Contam ainda com equipes multiprofissionais, integradas por instrutores, educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais, além dos profissionais de apoio e da área administrativa, capacitados para proporcionar o melhor atendimento aos aprendizes e seus empregadores.
Em atenção às demandas do mercado, a oferta de cursos é atualizada constantemente nas unidades de Cariacica e de Recife. Atualmente, são ofertados os seguintes programas de formação profissional:
Acesse os links abaixo para conhecer a legislação que trata da Socioaprendizagem:
As atividades devem ter a supervisão da entidade qualificadora, que é responsável por observar uma série de fatores, como:
A validade do contrato de aprendizagem pressupõe anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como matrícula e frequência do Jovem Aprendiz à escola, caso não haja conclusão do Ensino Fundamental. Além disso, é necessária a inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação de entidade qualificada.
Os adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos têm prioridade na contratação para o exercício da função de Jovem Aprendiz, salvo quando:
Nas atividades elencadas acima, deverão ser admitidos, obrigatoriamente, jovens na faixa de 18 a 24 anos e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos.
Se você quer saber mais sobre nossos programas de aprendizagem, entre em contato com as nossas unidades:
+55 27 3284-4025
+55 27 99847-9100 (WhatsApp)
contato.cariaca@fealegria.org.br
+55 81 2119-4112
+55 81 3132 8676
contato.recife@fealegria.org.br
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.