Siga-nos:

Seleccionar País:


Quem Somos

Iconos br 200x200

A Fundação Fé e Alegria é uma obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Tem por premissa contribuir com o futuro de milhares de pessoas e construir uma sociedade democrática, justa e solidária. 

Integrante da Federação Internacional de Fé e Alegria, atua no Brasil há mais de 40 anos e, atualmente, está presente em 14 estados, onde beneficia mais de 8 mil assistidos.

 

As unidades da Fundação oferecem projetos que visam fortalecer a estrutura familiar e desenvolver a autonomia dos atendidos, como Ensino Básico e Infantil, cursos de formação profissionalizante, alfabetização, oficinas de esporte, arte e cultura, entre outros. Além disso, a Fundação realiza parcerias com escolas públicas, creches e casas de acolhimento, promove ações de integração para migrantes venezuelanos e serviços de apoio a pessoas em situação de rua.

5 de março de 1955

Início da Fundação Fé e Alegria no bairro de Cátia, em Caracas (Venezuela), pelo jesuíta Padre José María Vélaz juntamente com estudantes da Universidade Católica Andrés Bello. Na memória desta história, destacam-se os nomes do operário Abrahán Reyes e e de sua esposa Patricia García, que cederam seu pequeno rancho onde moravam com seus oito filhos, para que Pe. José María Vélaz e seu grupo de colaboradores fundassem a primeira escola do movimento.

1962

No município de Pamplona (Espanha), é fundado o Secretariado de Fe y Alegría, por intermédio do Padre José María Vélaz e apoio do Provincial de Loyola.

1964

O movimento chega a 10.000 crianças e jovens na Venezuela e passa a ser compromisso da Companhia de Jesus.

8 de maio de 1981

A Fundação Fé e Alegria do Brasil inicia suas atividades em uma pequena creche localizada na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo.

1985

A Fundação Fé e Alegria Espanha é reconhecida como uma organização da sociedade civil.

1987

É formada a Federação Internacional de Fé e Alegria com o propósito de consolidar os projetos dos países em uma linha de ação comum.

2002

Foi efetivado um convênio entre a Fundação Fé e Alegria e Mitra Arquidiocesana de Palmas com o Colégio Frei Antônio, instituição que atende alunos indígenas da etnia Xerente no município de Tocantínea (TO). A partir deste convênio o colégio passou a ser chamado Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio.

2007

Fé e Alegria Internacional nasce na África com uma rede rural de escolas localizada na região do Chade, cuja população é majoritariamente muçulmana.

2018

Inauguração da Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida para migrantes venezuelanos.

2021

Fundação Fé e Alegria completa 40 anos de atuação no Brasil.

  • 5 de março de 1955

    Início da Fundação Fé e Alegria no bairro de Cátia, em Caracas (Venezuela), pelo jesuíta Padre José María Vélaz juntamente com estudantes da Universidade Católica Andrés Bello. Na memória desta história, destacam-se os nomes do operário Abrahán Reyes e e de sua esposa Patricia García, que cederam seu pequeno rancho onde moravam com seus oito filhos, para que Pe. José María Vélaz e seu grupo de colaboradores fundassem a primeira escola do movimento.

  • 1962

    No município de Pamplona (Espanha), é fundado o Secretariado de Fe y Alegría, por intermédio do Padre José María Vélaz e apoio do Provincial de Loyola. 

  • 1964

    O movimento chega a 10.000 crianças e jovens na Venezuela e passa a ser compromisso da Companhia de Jesus. 

  • 8 de maio de 1981

    A Fundação Fé e Alegria do Brasil inicia suas atividades em uma pequena creche localizada na cidade de Mauá, região metropolitana de São Paulo. 

  • 1985

    A Fundação Fé e Alegria Espanha é reconhecida como uma organização da sociedade civil.  

  • 1987

    É formada a Federação Internacional de Fé e Alegria com o propósito de consolidar os projetos dos países em uma linha de ação comum.  

  • 2002

    Foi efetivado um convênio entre a Fundação Fé e Alegria e Mitra Arquidiocesana de Palmas com o Colégio Frei Antônioinstituição que atende alunos indígenas da etnia Xerente no município de Tocantínea (TO). A partir deste convênio o colégio passou a ser chamado Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio.  

  • 2007

    Fé e Alegria Internacional nasce na África com uma rede rural de escolas localizada na região do Chade, cuja população é majoritariamente muçulmana.    

  • 2018

     Inauguração da Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida para migrantes venezuelanos.      

  • 2021

    Fundação Fé e Alegria completa 40 anos de atuação no Brasil.

Conselho Curador


Pe. João Cláudio Rhoden, SJ - Presidente do Conselho

Mestre em Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), é graduado ainda nos seguintes cursos: Filosofia e História, ambos pela Faculdade Anchieta; Teologia, pela Faculdade de Teologia Cristo Rei; e Pedagogia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo (RS). Foi Provincial da então Província Meridional do Brasil, localizada Sul do Brasil, entre 1993 e 2000, e moderador da Conferência Regional dos Provinciais Jesuítas do Brasil, entre 2000 e 2003. Exerceu a função de diretor-geral de diversos colégios da Companhia de Jesus e, desde 2019, está à frente do Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC). Atualmente, é presidente do Conselho Curador da Fundação Fé e Alegria.

Prof. João Zani

Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), e PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), respectivamente. Além de membro do Conselho Curador da Fundação Fé e Alegria, é professor de Finanças e Governança para o Doutorado e Mestrado, para o MBA e para os cursos de Graduação da UNISINOS (Universidade do Vale dos Sinos), no Rio Grande do Sul, e coordenador do MBA em Finanças Corporativas na mesma instituição.  Exerceu também a função de pró-reitor e diretor de Educação Continuada da UNISINOS e diretor das Mantidas ASAV (Associação Antônio Vieira) até 2017.

Silvio Calazans de Toledo Piza

Mestre em Ciência Contábeis, com ênfase em Contabilidade para Terceiro Setor, e mestre profissional em Administração de Empresas pela Cornell University, em Nova Iorque, Estados Unidos. É consultor de Contabilidade pela Consulcon, em São Paulo (SP), atua como tesoureiro voluntário na União Mundial de Antigos Alunos Jesuítas (World Union of Jesuit Alumni), cuja sede fica em Luxemburgo, e na Associação de Antigos Alunos de Colégios Jesuítas do Brasil, além de membro do Conselho Fiscal da Lareira (Instituição a Serviço da Família) e membro do Conselho Fiscal da Colmeia (Instituição a Serviço da Juventude), em São Paulo (SP).

Prof. Fábio do Prado

Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ambos em São José dos Campos (SP). Em 1990, ingressou como docente do Centro Universitário FEI (Fundação de Educação Inaciana), em São Bernardo do Campo (SP) e, após 20 anos, foi nomeado como reitor da instituição, cargo que exerceu até janeiro de 2020. Foi o primeiro vice-presidente da AUSJAL (Associação das Universidade confiadas à Companhia de Jesus na América Latina) e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB. Na atualidade, é membro do Conselho Curador da Fundação Fé e Alegria, e membro do Conselho Fiscal da ABRUC – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias.

Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, SJ

Nasceu em Vazantes, Ceará, em 1961. Entrou para a Companhia de Jesus em 1981 e foi ordenado padre em 1993. Doutor em Teologia pelas Faculdades Jesuítas de Paris (Facultés Jésuites de Paris), na França, é também graduado em Filosofia e Teologia. Foi professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG), de 2001 a 2005. Foi diretor regional Nordeste da Fundação Fé e Alegria (2005-2010). Desde 2006, está como reitor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife (PE), onde também ensina e faz parte do grupo de pesquisa do Mestrado em Teologia e Ciências da Religião. É ainda autor das seguintes obras: Discerner la foi dans des contextes religieux ambigus (CERF, 2004); O rosto plural da fé (Loyola, 2008); As portas de uma Igreja aberta segundo João Evangelista [E outras histórias que a Bíblia não contou], em coautoria com Cláudio Vianney Malzoni e Luca Pacheco  (Paulinas, 2019).

Ir. Marcos Epifanio Barbosa Lima

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, em Salvador (BA), mestre em Gestão Educacional e doutorando em Educação, ambas pela UNISINOS (Universidade do Vale dos Sinos), em São Leopoldo (RS). É especialista em Identidade Inaciana e escritor dos livros São Francisco Xavier – Uma vida entregue à missão, Luz, Câmera, Oração e 30 Filmes para ajudar a rezar. Atualmente, é diretor-geral do Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo, e membro do Conselho Curador da Fundação Fé e Alegria.

Direção


Pe. Antônio Tabosa, SJ Diretor-Presidente

Formado em Filosofia e Teologia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG). Especialista em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Foi diretor do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), diretor do Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité (CE), administrador Paroquial, em Capim Grosso (BA), e superior da Plataforma Apostólica do Nordeste II. Atualmente, é superior do Núcleo Apostólico, diretor do Centro Cultural de Brasília (DF), além de diretor-presidente da Fundação Fé e Alegria do Brasil.

Pe. Chang Yu, SJ Vice-presidente

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com Mestrado em Couseling pela Loyola Universidade de Chicago. Atualmente, é vice-presidente do Fé e Alegria e coordena a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes em São Paulo, espaço que visa integrar e abrigar migrantes venezuelanos.

Fé e Alegria no Mundo

Image

Argentina

Fundação: 1996

Atendidos: 5.778

Colaboradores: 511

Centros: 14

España

Fundação: 1985

Atendidos: 8.320

Colaboradores: 88

Centros: 0

Italia

Fundação: 2001

Atendidos: 309

Colaboradores: 43

Centros: 3

República del Chad

Fundação: 2007

Atendidos: 14.929

Colaboradores: 172

Centros: 38

República Democrática del Congo

Fundação: 2014

Atendidos: 20.052

Colaboradores: 401

Centros: 33

Madagascar

Fundação: 2013

Atendidos: 6.971

Colaboradores: 241

Centros: 42

República Dominicana

Fundação: 1990

Atendidos: 47.004

Colaboradores: 2.610

Centros: 45

Haití

Fundação: 2006

Atendidos: 54.874

Colaboradores: 31

Centros: 239

Honduras

Fundação: 2000

Atendidos: 11.516

Colaboradores: 395

Centros: 35

Guatemala

Fundação: 1976

Atendidos: 34.387

Colaboradores: 1.036

Centros: 53

El Salvador

Fundação: 1969

Atendidos: 20.455

Colaboradores: 524

Centros: 18

Nicaragua

Fundação: 1974

Atendidos: 56.882

Colaboradores: 794

Centros: 22

Panamá

Fundação: 1965

Atendidos: 2.320

Colaboradores: 180

Centros: 2

Ecuador

Fundação: 1964

Atendidos: 43.195

Colaboradores: 2.293

Centros: 73

Colombia

Fundação: 1971

Atendidos: 212.427

Colaboradores: 3.912

Centros: 98

Venezuela

Fundação: 1955

Atendidos: 128.179

Colaboradores: 10.885

Centros: 305

Perú

Fundação: 1966

Atendidos: 91.033

Colaboradores: 5.130

Centros: 280

Chile

Fundação: 2005

Atendidos: 5.420

Colaboradores: 535

Centros: 13

Brasil

Fundação: 1981

Atendidos: 8.731

Colaboradores: 298

Centros: 32

Bolivia

Fundação: 1966

Atendidos: 152.264

Colaboradores5: 9.273

Centros: 405

Paraguay

Fundação: 1992

Atendidos: 11.477

Colaboradores: 776

Centros: 37

Uruguay

Fundação: 2008

Atendidos: 2.170

Colaboradores: 141

Centros: 26

Image

Argentina

Fundação: 1996

Atendidos: 5.778

Colaboradores: 511

Centros: 14

España

Fundação: 1985

Atendidos: 8.320

Colaboradores: 88

Centros: 0

Italia

Fundação: 2001

Atendidos: 309

Colaboradores: 43

Centros: 3

República del Chad

Fundação: 2007

Atendidos: 14.929

Colaboradores: 172

Centros: 38

República Democrática del Congo

Fundação: 2014

Atendidos: 20.052

Colaboradores: 401

Centros: 33

Madagascar

Fundação: 2013

Atendidos: 6.971

Colaboradores: 241

Centros: 42

República Dominicana

Fundação: 1990

Atendidos: 47.004

Colaboradores: 2.610

Centros: 45

Haití

Fundação: 2006

Atendidos: 54.874

Colaboradores: 239

Centros: 31

Honduras

Fundação: 2000

Atendidos: 11.516

Colaboradores: 395

Centros: 35

Guatemala

Fundação: 1976

Atendidos: 34.387

Colaboradores: 1.036

Centros: 53

El Salvador

Fundação: 1969

Atendidos: 20.455

Colaboradores: 524

Centros: 18

Nicaragua

Fundação: 1974

Atendidos: 56.882

Colaboradores: 794

Centros: 22

Panamá

Fundação: 1965

Atendidos: 2.320

Colaboradores: 180

Centros: 2

Ecuador

Fundação: 1964

Atendidos: 43.195

Colaboradores: 2.293

Centros: 73

Colombia

Fundação: 1971

Atendidos: 212.427

Colaboradores: 3.912

Centros: 98

Venezuela

Fundação: 1955

Atendidos: 128.179

Colaboradores: 10.885

Centros: 305

Perú

Fundação: 1966

Atendidos: 91.033

Colaboradores: 5.130

Centros: 280

Chile

Fundação: 2005

Atendidos: 5.420

Colaboradores: 535

Centros: 13

Brasil

Fundação: 1981

Atendidos: 8.731

Colaboradores: 298

Centros: 32

Bolivia

Fundação: 1966

Atendidos: 152.264

Colaboradores: 9.273

Centros: 405

Paraguay

Fundação: 1992

Atendidos: 11.477

Colaboradores: 776

Centros: 37

Uruguay

Fundação: 2008

Atendidos: 2.170

Colaboradores: 141

Centros: 26

Clique aqui para baixar o Estatuto Social da Fundação Fé e Alegria Brasil

©2022 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com