Realizado em Brasília, o evento promoveu aprofundamento teórico, planejamento colaborativo e escuta entre áreas técnicas, com base na Educação Popular.
Na última semana (01 a 05 de setembro), foi realizado, no Centro Cultural de Brasília (DF), o Encontro Técnico de Assistentes Sociais e Assessores Pedagógicos de Fé e Alegria. O evento reuniu profissionais de diversas regiões do país com o objetivo de fortalecer a atuação técnica, promover práticas integradas e aprofundar os fundamentos da Educação Popular, em sintonia com a missão institucional.
Mais do que uma programação, o encontro foi um espaço de sentido de missão, reflexão crítica e fortalecimento institucional. Para Tatiane de Sant’Ana, coordenadora de Assistência Social da Província dos Jesuítas do Brasil, o momento foi marcado pela reafirmação da identidade de Fé e Alegria e pela qualificação da atuação em rede. “Reunir tantas vozes, saberes e experiências é também reconhecer que nossa missão só faz sentido quando é partilhada, quando a técnica e o cuidado caminham lado a lado”, destacou.
As atividades abordaram temas como planejamento integrado, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), inovação com a Plataforma de Ação Social (PAS) e incidência pública, sempre com foco na defesa de direitos e na promoção da justiça socioambiental. A condução ficou por conta de especialistas como a professora Rosa Maria Castilhos Fernandes, docente e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Erica Gabriela de Carvalho e Edinéia Alves Cruz, ambas da Fundação SM, e de Mallon Aragão, membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Fernanda Ariele da Silva, coordenadora pedagógica nacional de Fé e Alegria Brasil, reforçou que o evento foi essencial para o alinhamento das práticas educativas e pedagógicas. “Tivemos a oportunidade de traçar novas estratégias e validar instrumentos que colaborarão para a prática dos profissionais dos centros, junto às comunidades onde atuamos”, afirmou.
Para José Paulo Teixeira, do centro de Fé e Alegria em Recife (PE), o encontro foi um momento fundamental para a partilha e fortalecimento da identidade institucional. “Também para que cada profissional pudesse entender seu espaço, sua função, e como ela, integrada às demais, fortalece nossa missão coletiva”, ressaltou.
Claudineia Rodrigues da Costa, de Fé e Alegria Roraima, também destacou o valor da troca de experiências. “Foi importante para que tenhamos maior alinhamento e mais conhecimento, fortalecendo nossas ações.”
Silvia Severina Caetano Cesar Moura, de Fé e Alegria Paraíba, ressaltou o caráter formativo do encontro. “Foi uma capacitação para os profissionais que estão na ponta. Foi muito positivo, e espero que continue no próximo ano para novas trocas e aprendizados.”
O encontro foi encerrado com uma dinâmica coletiva de avaliação e planejamento, reafirmando o compromisso de Fé e Alegria com a transformação social por meio da Educação Popular. Os participantes saíram fortalecidos, com novas perspectivas e estratégias para atuação em rede.
Deixe um comentário