Na manhã de sexta-feira (19), dia em que celebramos a vida e o legado de Paulo Freire, as equipes de Fé e Alegria de todo o país estiveram reunidas em um momento de partilha, escuta e homenagem aos educadores populares que fazem parte da nossa missão. Mais de cem pessoas estiveram nesse encontro virtual, marcado por relatos potentes e inspiradores.
O evento contou com a participação de André Lager, integrante do Centro de Promoção de Agentes de Transformação (Cepat), e professor da Faculdade Vicentina (Favi), e de Jonas Jorge da Silva, coordenador do Cepat, que enriqueceram a conversa com suas experiências e reflexões.
Após uma discussão em pequenos grupos, sobre a prática educativa inspirada pela Educação Popular, espiritualidade e valores do movimento, os participantes ouviram as partilhas de dois educadores, que falaram sobre suas trajetórias profissionais, pessoais e a missão em Fé e Alegria.
Poliana Parente, de Tocantínia (TO), ressaltou a importância de perceber as transformações que a educação popular é capaz de promover nos educandos. “São essas mudanças, que eu chamo de ‘pequenos milagres’, que vão nos motivando a, cada dia mais, dar o nosso melhor e acreditar que, mesmo diante de dificuldades, existe esperança. Basta ter fé e acreditar que todos nós temos a capacidade de escrever uma nova história”, conta.
Já Vitor Diego Lopes, de Montes Claros (MG), destacou as motivações do dia a dia, como um abraço ou uma carta de uma criança. “A gente olha para o indivíduo. Quando os educandos cruzam a porta, a gente já sabe se eles estão bem ou não. Mostramos a eles que estamos ali e que eles são importantes.”
Ao final do encontro, todos os presentes assistiram a um vídeo de homenagem aos educadores populares, produzido especialmente para a ocasião, e ouviram atentamente a leitura da mensagem especial da instituição, feita pelo diretor-presidente de Fé e Alegria do Brasil, Pe. Alexandre Raimundo de Souza. Intitulado “Somos todos educadores populares”, o texto fala da importância da figura do educador popular em Fé e Alegria, que vai muito além da profissão de educador social. “Cada colaborador e colaboradora, seja no atendimento, na administração, nos serviços gerais ou na coordenação, é educador e educadora popular, porque educar, para nós, é muito mais do que ensinar: é viver a missão de promover justiça social e cidadania”, diz um trecho da carta.
Para saber mais, leia a mensagem na íntegra clicando aqui e assista ao vídeo abaixo:
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário