Siga-nos:

adminfya

03 novembro 2021

Nenhum comentário

Casa Dom Luciano Mendes completa três anos de atuação com migrantes venezuelanos

A Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes Mendes de Almeida, unidade de Fé e Alegria que atende migrantes venezuelanos, completa três anos de atuação em São Paulo (SP). O espaço abriga grupos de atendidos por um período de três meses, oferecendo aulas de português e cursos profissionalizantes para facilitar o processo de recolocação no mercado de trabalho e integração no Brasil.

 

A atuação da Casa foi idealizada como resposta à situação emergencial dos migrantes na fronteira com a Venezuela, região Norte, e passou a somar forças na estratégia de interiorização, com o objetivo de ir além da acolhida física. Até hoje, a unidade está no seu sétimo grupo de acolhidos e já atendeu 131 pessoas, resultando em autonomia de vida e construção de uma base sólida de socialização.

 

Selo de Direitos Humanos e Diversidade

 

Como resultado de uma forte atuação no campo de ajuda humanitária e integração de migrantes venezuelanos, a Casa Dom Luciano Mendes recebeu, em outubro, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma premiação da Prefeitura Municipal de São Paulo que reconhece boas práticas de gestão em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.

 

Atividades formativas

 

A unidade também promove atividades formativas, de conhecimento sociocultural e de direitos humanos para seus atendimentos, como forma de apoiá-los no processo de reintegração. Recentemente, foi realizada uma roda de conversa sobre o trabalho doméstico no Brasil, ministrada pelo Sindicato das Domésticas e com a participação de 30 mulheres venezuelanas.

 

Nos últimos meses, também foram oferecidas as seguintes capacitações: “Conversando com uma Advogada: Direitos Essenciais no Brasil”, “Conversas Coletivas sobre Saúde Mental”, “Português como Língua de Acolhimento” e “Visão Mundial: Ven, Tu Puedes – Apoio ao Empreendedorismo e Empregabilidade”.

 

Ajuda Humanitária

 

Durante a pandemia de Covid-19, a Casa Dom Luciano manteve a ajuda humanitária em prol das famílias venezuelanas localizadas na cidade de São Paulo: apenas no último trimestre, cerca de 850 pessoas foram beneficiadas, com destaque para o apoio da ONG Banco de Alimentos*, que doou 300 cestas básicas para o projeto em agosto.

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com