Siga-nos:

Casa Dom Luciano recebe novo grupo de pessoas migrantes e refugiadas

No início de agosto, a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida concluiu o ciclo de acolhimento do Grupo 18, composto por 18 pessoas, incluindo cinco mulheres que chegaram por meio da modalidade Vaga de Emprego Sinalizada (VES). Essa iniciativa é parte da Operação Acolhida, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com apoio do Acnur (Agência da ONU para Migrantes e Refugiados), da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU Brasil. A VES possibilita o deslocamento de migrantes e refugiados que receberam oferta de emprego formal por parte de empresas brasileiras, garantindo apoio social e assistência financeira para facilitar a adaptação ao novo local de trabalho.


As mulheres do Grupo 18 foram contratadas pela C&A, que, por meio de um aporte financeiro, contribuiu para que atingissem a autonomia de forma mais rápida e segura. Durante os dois meses de acolhimento, receberam suporte integral, incluindo orientações trabalhistas, apoio psicológico e assistência na adaptação à nova realidade.
“Pra mim, foi uma casa de respeito, de alegria e onde aprendi coisas novas. Foi um lugar de convivência com outras pessoas. A equipe da Casa Dom Luciano é formada por pessoas de respeito, que cuidam de nós e nos protegem. Sou mais do que agradecida”, diz a acolhida Michel Beltran, que fez parte do grupo. 


Ao final de agosto, a Casa recebeu um novo grupo de migrantes, composto por 22 pessoas, que iniciaram a jornada de adaptação à cidade de São Paulo. “A acolhida foi muito agradável, com muita atenção a todos os detalhes. Desde que chegamos tem sido um espaço confortável, e estamos mais que agradecidos. O que espero da Casa Dom Luciano, além desse grande apoio que já estamos recebendo, é também orientação nas áreas de saúde e trabalho”, conta Greily Carolina Serralta, acolhida do novo grupo.

 

 

 

Conheça as ações de acolhimento realizadas pela Casa Dom Luciano:

  • Orientações trabalhistas: informações sobre direitos e deveres no ambiente de trabalho.
  • Matrículas escolares: inclusão das crianças em instituições de ensino e serviços de contraturno.
  • Orientações de proteção: esclarecimento sobre direitos e serviços disponíveis.
  • Encaminhamentos ao mercado de trabalho: apoio na busca por oportunidades profissionais com o auxílio de empresas parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2025 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com