No início de agosto, a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida concluiu o ciclo de acolhimento do Grupo 18, composto por 18 pessoas, incluindo cinco mulheres que chegaram por meio da modalidade Vaga de Emprego Sinalizada (VES). Essa iniciativa é parte da Operação Acolhida, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com apoio do Acnur (Agência da ONU para Migrantes e Refugiados), da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU Brasil. A VES possibilita o deslocamento de migrantes e refugiados que receberam oferta de emprego formal por parte de empresas brasileiras, garantindo apoio social e assistência financeira para facilitar a adaptação ao novo local de trabalho.
As mulheres do Grupo 18 foram contratadas pela C&A, que, por meio de um aporte financeiro, contribuiu para que atingissem a autonomia de forma mais rápida e segura. Durante os dois meses de acolhimento, receberam suporte integral, incluindo orientações trabalhistas, apoio psicológico e assistência na adaptação à nova realidade. “Pra mim, foi uma casa de respeito, de alegria e onde aprendi coisas novas. Foi um lugar de convivência com outras pessoas. A equipe da Casa Dom Luciano é formada por pessoas de respeito, que cuidam de nós e nos protegem. Sou mais do que agradecida”, diz a acolhida Michel Beltran, que fez parte do grupo.
Ao final de agosto, a Casa recebeu um novo grupo de migrantes, composto por 22 pessoas, que iniciaram a jornada de adaptação à cidade de São Paulo. “A acolhida foi muito agradável, com muita atenção a todos os detalhes. Desde que chegamos tem sido um espaço confortável, e estamos mais que agradecidos. O que espero da Casa Dom Luciano, além desse grande apoio que já estamos recebendo, é também orientação nas áreas de saúde e trabalho”, conta Greily Carolina Serralta, acolhida do novo grupo.
Obra de Promoção Social e Educação Popular da Companhia de Jesus que transforma vidas em 14 estados brasileiros.
#SomosFéAlegriaBrasil
Avenida Paulista, 2.300 – 17º andar
CEP 01310-300 | Bela Vista – São Paulo/SP
+55 11 3956-6400
A Fundação Fé e Alegria é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica – PIEA, oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A Fundação Fé e Alegria atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar n. 187 de 16 de dezembro de 2021.
Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.
Deixe um comentário