Siga-nos:

adminfya

21 setembro 2017

Nenhum comentário

Esperando por você: conheça mais sobre adoção tardia!

21/09/2017

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) lançou este ano uma campanha de adoção denominada “Esperando por você”. Segundo dados do CNA – Centro Nacional de Adoção – atualmente no Brasil existem 7.626 crianças e jovens em busca de adoção e 39.711 brasileiros interessados em adotar. Ao contrário de outros países, o sistema brasileiro permite que as famílias adotantes escolham o perfil da criança desejada. Segundo o levantamento, 80,82% buscam crianças de até 5 anos, enquanto menos de um quarto (24,6 %) das crianças aptas da adoção está nesta faixa etária.

A campanha “Esperando por você” vem com o objetivo de equilibrar esses números, conscientizar, informar e fomentar a discussão sobre a adoção tardia. Insegurança e medos são sentimentos frequentes entre os interessados em adotar quando o assunto é acolher uma criança acima de 2 anos.

Hoje no Espírito Santo existem 855 casais habilitados em busca de um filho e 140 meninas e meninos acolhidos que já estão prontos para adoção. Mas se o número de pretendentes é seis vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis, por que a fila não ‘zera’? É que desse total, 86% têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma condição especial de saúde. Ou seja, pertencem a um espectro ainda preterido pelos aspirantes a pais e mães.

São milhares de crianças e jovens em busca de uma família, porém não encontram devido a sua idade. Ainda há muitos tabus e preconceitos contra as crianças que viveram suas vidas em abrigos – por isso a importância e urgência em dar voz a essas crianças para que elas possam contar suas histórias e encontrar uma família.

A campanha do TJES teve alcance nacional e, até o momento, recebeu mais de 200 e-mails de potenciais adotantes. Em um caso específico, há registro de 60 pessoas interessadas em apenas uma única criança.

No Espirito Santo a Fundação Fé e Alegria trabalha diretamente com o serviço de acolhimento institucional. São 4 espaços, entre casas de acolhida e centros de vivência, onde 59 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, estão aguardam para adoção. Em nossos espaços de acolhida são trabalhadas atividades lúdicas e socioassistenciais a partir da Educação Popular como método pedagógico, as crianças desenvolvem autonomia e recebem amparo.

Quer saber mais sobre o processo de adoção?
Se você ainda não é habilitado à adoção:
Encaminhe um e-mail para ceja@tjes.jus.br com nome completo, CPF, endereço, telefones e o nome da criança ou adolescente pelo qual tem interesse.

Se você já é um pretendente habilitado à adoção em qualquer estado da Federação:
Encaminhe um e-mail ceja@tjes.jus.br com nome completo, CPF, endereço, telefones, cópia da sentença de habilitação à adoção, nome da comarca em que foi habilitado e o nome da criança ou adolescente pelo qual tem interesse.

Você também pode enviar um e-mail ou fazer um telefonema diretamente à nossa unidade Espírito Santo:

Telefone: +55 27 3025 2398

E-mail: contato.es@fealegria.org.br

Endereço: Rua José Motta Fraga, 470 – Vitória/Espírito Santo

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com