Siga-nos:

adminfya

03 agosto 2020

Nenhum comentário

Fé e Alegria de Roraima promove doações e beneficia milhars es de migrantevenezuelanos

O Centro Social Liberdade, unidade de Boa Vista (RR) da Fundação Fé e Alegria, atende migrantes venezuelanos em seu espaço, porém, em razão da pandemia, as atividades seguem paralisadas. Nesse período, a unidade tem conseguido prestar ajuda humanitária a centenas de migrantes por meio da arrecadação de alimentos, itens de higiene, entre outros produtos.

Ao todo, foram doados cartões de alimentação, cestas básicas, kits de higiene, auxílio-aluguel e recargas para botijão de gás que beneficiaram mais de 1.800 famílias migrantes em situação de vulnerabilidade residentes em ocupações nos bairros da cidade. As contribuições foram promovidas em parceria com Entreculturas, Diocese de Ruttemburg, Manos Unidas Espanha, Bastion Life (Estados Unidos), Mágis América e Inditex.

 

Na próxima semana, com o apoio Federação Internacional Fe y Alegria, Alboan e Fundação Centro Gumilla (Venezuela), será iniciado o programa Foco, projeto de formação à distância adaptado para lideranças indígenas e populares que visa fortalecer a organização comunitária.

A cidade de Boa Vista é a capital mais próxima à fronteira com a Venezuela e possui 11 abrigos oficiais para migrantes. Segundo dados da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), existem cerca de 30 mil venezuelanos morando no município, sendo 6,3 mil acolhidos nesses abrigos. De acordo com a Defensoria Pública Federal, 529 crianças e adolescentes cruzaram a fronteira da Venezuela para o Brasil, de maio de 2018 a novembro de 2019, sendo quase 90% com idades entre 13 e 17 anos que viajam sozinhos ou com um adulto que não é seu parente ou responsável legal, segundo a Human Rights Watch. O Centro Social Liberdade é uma das instituições que presta atendimento a crianças e adolescentes venezuelanas em situação de risco social, com faixa etária entre 6 e 14 anos e 11 meses.

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com