Siga-nos:

Centro de Cultura e Promoção Social Fé e Alegria Paraíba

Iconos br 200x200 (3)
mandacaru (1)

História

No ano de 2007, por iniciativa de quatro voluntários moradores do bairro de Mandacaru, teve início uma pesquisa quantitativa sobre as necessidades das crianças e dos adolescentes da região. A partir desta pesquisa, percebeu-se uma grande fragilidade, tanto na área social como na educacional, como ausência de atividades culturais, esportivas, socioeducativas e de promoção social.

 

Levando os resultados em consideração, os voluntários perceberam que uma possibilidade de minimizar as fragilidades seriam ações voltadas para educação, como o reforço escolar. Partindo deste ponto, os voluntários foram em busca de uma possível parceria com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ligada a Companhia de Jesus, e tiveram sua causa abraçada, contando com a ajuda com o fornecimento de um local para as atividades e, também, com alguns materiais como cadernos, lápis, copos e pratos, além de alimentação para as crianças.

 

Dessa parceria surgiu o projeto Sonhar e Viver, no ano de 2010, que atendia um grupo formado por crianças residentes, de 8 a 11 anos. Na época, o pároco jesuíta Pe. Washington Paranhos, que tinha conhecimento sobre os trabalhos de Fé e Alegria Brasil, viu no pequeno projeto a possibilidade de algo maior, que pudesse atender mais crianças e adolescentes. Partindo desta visão, foi escrito e encaminhado um projeto para a Fundação Fé e Alegria do Brasil, que foi aprovado e teve seu início em 2011, com atividades na linha da formação humana e cidadania, cursinho pré-vestibular e aulas de violão, canto e capoeira. No ano seguinte, em 2012, o projeto se consolidou de vez com a inclusão das práticas de dança, teatro, informática e esportes. Em 2016 e 2017 o espaço mudou de endereço para se aproximar dos educandos e de suas famílias.

Atendimento

110 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 15 anos

Projetos desenvolvidos

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: 111

 

Meninas e Meninos Livres: 165

 

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, na permanência do indivíduo no sistema educacional e no fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e se torna o protagonista de sua própria história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e sua capacidade de transformar os ambientes em que atua.

 

O centro paraibano desenvolve o serviço por meio de práticas de dança, teatro, informática e esportes para os atendidos da comunidade.

 

Por fim, o Projeto Meninas e Meninos Livres é uma das ações realizadas em conjunto com escolas públicas regionais para promover o pensamento crítico e a equidade de gênero, bem como proporcionar um espaço de escuta e formação para jovens e adolescentes. Além disso, a iniciativa introduz debates referentes à igualdade de gênero e reflete sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher, com o propósito de conscientizar e despertar mudanças na sociedade.

Galeria

Contato

Rua Visc. de Ouro Preto, 505

Mandacaru | João Pessoa/PB

CEP: 58027-641

+55 83 98654 5956

contato.joaopessoa@fealegria.org.br 

Contato

Rua Visc. de Ouro Preto, 505

Mandacaru | João Pessoa/PB

CEP: 58027-641

+55 83 98654 5956

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com