Siga-nos:

Centro de Educação Técnica e Ambiental Fé e Alegria

Iconos br 200x200 (3)
banner300x300-laranja

História

Presente no município de Laranja da Terra (ES) desde 2005, o Centro de Educação Técnica e Ambiental Fé e Alegria (CETAFA) atua em um cenário desafiador na área ambiental, enfrentando crises hídricas constantes. O desmatamento irregular e a devastação das florestas na região impactam diretamente a vazão de água nas nascentes, nos córregos e no Rio Guandu, reduzindo drasticamente o volume disponível para o consumo dos animais e para a irrigação de cultivos, especialmente nos períodos de estiagem.

 

Considerando esse contexto, a equipe de Fé e Alegria tem investido na capacitação dos agricultores familiares da região por meio da oferta de cursos, palestras e dias de campo, abordando conceitos e práticas da agroecologia e da produção sustentável. Além disso, também proporcionou formação técnica de nível médio para dois grupos de jovens estudantes. Em todas essas iniciativas, a equipe buscou difundir o conceito de que, com tecnologias mais assertivas, é possível melhorar a produtividade nas áreas com maior aptidão agrícola ou pecuária, permitindo que nas áreas mais íngremes ocorra a recuperação da cobertura florestal.

 

Atualmente, o trabalho mais intenso é desenvolvido na área de educação ambiental no contato com crianças, adolescentes e jovens – educandos do ensino básico das escolas públicas. Por meio de visitas às áreas de conservação e recuperação da Mata Atlântica existentes na área do CETAFA, os estudantes são informados sobre o papel das florestas no ciclo hidrológico e vão se conscientizando sobre a importância de sua preservação. Nessa perspectiva, outra ação importante desenvolvida é o projeto Nossas Matas, que, com dinâmicas que envolvem o contato direto com a natureza, busca despertar o amor das crianças pelas árvores e por todas as formas de vida presentes nesses ecossistemas.

 

Para complementar o trabalho realizado com os estudantes, a equipe de Fé e Alegria investe também na produção de material educativo, como folders e jogos, além de mensagens de áudio para a veiculação na emissora de rádio local. Desse modo, a comunidade também é estimulada a se responsabilizar pelos cuidados com a casa comum.

Atendimento

Crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 18 anos

Projetos desenvolvidos

Educação Ambiental

 

A educação com foco no meio ambiente é o caminho mais eficaz para a preservação do ecossistema e para a garantia de um equilíbrio entre a sociedade e o uso consciente dos recursos naturais disponíveis. Com essa premissa, a Fundação Fé e Alegria desenvolve projetos relacionados à Educação Ambiental, como visitas monitoradas em zonas de preservação ou degradação ambiental, ações de interação com a natureza e dinâmicas socioeducativas.

 

Localizado em Laranja da Terra, cidade a 179 km da capital capixaba, o Centro de Educação Técnica e Ambiental Fé e Alegria tem como principal característica a sustentabilidade econômica e ambiental, visto que as atividades oferecidas são financiadas, basicamente, com os resultados da produção agropecuária desenvolvida na propriedade rural onde o Centro está instalado.

Galeria

Contato

Estrada Laranjinha, s/n

Distrito Sede | Laranja da Terra/ES

CEP: 29615-000

+55 27 3025-2398

contato.laranja@fealegria.org.br

Contato

Estrada Laranjinha, s/n

Distrito Sede | Laranja da Terra/ES

CEP: 29615-000

+55 27 3025-2398

contato.es@fealegria.org.br 

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com