Siga-nos:

adminfya

16 fevereiro 2022

Nenhum comentário

Fé e Alegria no combate à pobreza menstrual no Ceará

A pobreza menstrual é o nome dado à falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual agravada pela precariedade no saneamento básico e desinformação. De acordo com a UNICEF, cerca de 321 mil alunas em idade escolar no Brasil frequentam escolas sem banheiros em condição de uso e, segundo o estudo “Impacto da pobreza menstrual no Brasil”, 28% das mulheres jovens já faltou às aulas afirmando dificuldades em comprar absorventes.

 

Diante desse cenário, a Girl Up, movimento global de meninas que defendem a igualdade de gênero, criou a campanha Livres Para Menstruar, que visa oferecer acesso à higiene menstrual a adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Fundação Fé e Alegria apoia a causa e o Centro de Desenvolvimento Comunitário Vazantes, unidade da instituição localizada em Aracoiaba (CE), aderiu à campanha e arrecadou absorventes para doação, beneficiando mais de 200 mulheres da comunidade.

 

A unidade de Vazantes também promoveu um circuito de palestras e formações sobre pobreza menstrual para atendidos(as) e seus familiares e, juntamente com a liderança local do movimento Girl Up, também mobilizou o poder público distribuir mensamente um kit com absorventes para as alunas da rede pública estadual.

 

Sobre o Girl Up Brasil

O Girl Up Brasil é um movimento que treina, inspira e conecta meninas para que sejam líderes e ativistas pela igualdade de gênero. Como parte do Girl Up desde 2018, o Girl Up Brasil já apoiou mais de 150 coletivos de meninas em mais de 20 estados, equipando-as para liderarem centenas de ações e projetos, da publicação de um livro de contos feministas à construção de projetos de lei em nove estados.

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com