Siga-nos:

Centro Social de Educação e Cultura Grande Vitória

Iconos br 200x200 (3)
manaus (2)

História

Fundada legalmente em 2007, a história de Fé e Alegria no Amazonas se inicia depois de um estudo de campo realizado no ano anterior pelo Pe. Roberto Jaramillo Bernal, pelos professores Felizola e Lucíola da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pelos alunos do mestrado em Educação Margareth Abtibol e Roberto Abtibol. O estudo, focado nas áreas urbanas periféricas da cidade de Manaus (AM), identificou a necessidade de um trabalho direcionado aos adolescentes, como cursos pré-universitários. Além disso, a área de abrangência do projeto foi definida nos bairros de Grande Vitória, Nova Vitória e adjacências. Desse modo, ainda em 2006, iniciaram-se as atividades de implementação.

 

A partir da formação de parcerias com a equipe de professores de Fé e Alegria no Amazonas, foi disponibilizado um espaço no Centro Educativo Dom Adalberto Marzi para o início das atividades do projeto. O passo seguinte foi convidar a comunidade para discutir sobre os detalhes do planejamento e, em março de 2007, foi realizada a primeira reunião com as famílias e os usuários visitados na fase de definição do público-alvo. A programação possibilitou a sondagem das expectativas e a sensibilização das famílias quanto à importância da participação daquela comunidade para a construção e o sucesso do projeto.

 

Em 2008, surgiu a unidade do projeto Escola Alternativa com atividades de acompanhamento, como aulas em classe, retiros espirituais, pesquisas de campo, canto coral e aulas de idiomas. No ano seguinte, o centro ampliou seu espaço, contando com mais três salas, o que fez expandir as possibilidades de atendimento.

 

O principal destaque do Centro Social é o Projeto APOEMA, cujo nome vem do idioma Tupi que significa “Quem enxerga além das fronteiras, além do horizonte, aquele que vê mais longe”. Alinhado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o projeto existe desde 2010, buscando favorecer o desenvolvimento de suas potencialidades dos assistidos e visando contribuir para a proteção social de crianças e adolescentes.

Atendimento

238 crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos

Projetos desenvolvidos

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: 238

 

Meninas e Meninos Livres: 134

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua na prevenção de situações de risco social, na permanência do indivíduo no sistema educacional e no fortalecimento das relações familiares, sociais e comunitárias. Por meio do trabalho promovido, o atendido passa a se entender como sujeito de direitos e se torna o protagonista de sua própria história, despertando sua compreensão crítica da realidade social e do mundo moderno e sua capacidade de transformar os ambientes em que atua.

 

O Projeto Meninas e Meninos Livres é uma das ações realizadas em conjunto com escolas públicas regionais para promover o pensamento crítico e a equidade de gênero, bem como proporcionar um espaço de escuta e formação para jovens e adolescentes. Além disso, a iniciativa introduz debates referentes à igualdade de gênero e reflete sobre os mais diversos tipos de violência contra a mulher, com o propósito de conscientizar e despertar mudanças na sociedade.

Galeria

Contato

Rua Tocantinópolis, 237 Grande Vitória

São José Operário | Manaus/AM

CEP: 69086-662

+55 92 98828-6729

contato.manaus@fealegria.org.br

Contato

Rua Tocantinópolis, 237 Grande Vitória

São José Operário | Manaus/AM

CEP: 69086-662

+55 92 98828-6729

contato.am@fealegria.org.br

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com