Siga-nos:

adminfya

15 junho 2020

Nenhum comentário

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) promove Festival online no Dia Mundial do Refugiado

No próximo dia 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, às 17h, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) promoverá o festival TANTOS SOMOS, SOMOS UM – Pelos sonhos de todas as pessoas. Transmitido pelo Facebook e Youtube da instituição, o evento reunirá atrações que serão apresentadas pelo ator Eduardo Mossri, que interpretou o médico sírio Faruq na novela “Órfãos da Terra”, produzida pela Rede Globo.

O objetivo do festival é sensibilizar o público em geral para a causa das pessoas refugiadas. No Brasil, ao final de 2019, cerca de 130 mil pessoas vindas da Venezuela, solicitaram às autoridades competentes serem reconhecidas como refugiadas no país (Dados obtidos pela plataforma R4V). Com a pandemia causada pela COVID 19, a situação dos migrantes ficou ainda mais complicada pois, além da alta probabilidade de contágio, há a questão do desemprego e da dificuldade para a obtenção do auxílio emergencial oferecido pelo governo federal, segundo noticiado pela Folha de S. Paulo.

Refugiados de diversas nacionalidades estarão entre as atrações do festival que contará com apresentações artísticas variadas. Entre elas, a da cantora e atriz haitiana, Angetona Dorgilus, que vive no Brasil há cinco anos e que participou do filme Rodantes, do diretor Leandro Lara, de 2019. Entres as participações especiais também estarão os fotógrafos Victor Moryama, correspondente do NY Times no Brasil, e o espanhol Sergi Camara, que registraram o drama dos migrantes e refugiados em solo brasileiro, além do fotógrafo Claudio Edinger.

Fundação Fé e Alegria e as fronteiras da exclusão

Nos últimos anos, a Fundação Fé e Alegria abraça a causa dos migrantes e refugiados por meio do Centro Social Liberdade, localizado em Boa Vista (RR), e da Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, de São Paulo (SP).

Além de abrigo, a Casa Dom Luciano realiza formações para o estabelecimento e a reestruturação das famílias venezuelanas. São oferecidos também aulas de português e cursos profissionalizantes, sobretudo com foco na área da saúde, bases importantes que facilitam o processo de integração econômica e social no País. A rede de voluntariado parceira auxilia com doações de roupas, assistência emocional, elaboração de currículo e base de fortalecimento com a comunidade.

Já a Centro Social Liberdade é uma das instituições que presta atendimento a crianças e adolescentes venezuelanos em situação de risco social, com faixa etária entre 6 e 14 anos e 11 meses, visando diminuir os impactos negativos da crise migratória de seu país de origem. A unidade tem como premissa oferecer educação popular e prestar serviços de promoção social de acordo com a legislação de assistência social brasileira.

O SJMR, maior rede católica do mundo especializada em migração, deslocamento forçado e refúgio, faz parte da Rede Jesuítas com Migrantes e atua em parceria com a Fundação Fé e Alegria. A instituição busca beneficiar e acolher milhares de estrangeiros por meio da prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, projetos de educação, apoio psicossocial e pastoral, preparando-os para o processo de interiorização nos grandes eixos brasileiros.

Serviço

Festival TANTOS SOMOS, SOMOS UM – Pelos sonhos de todas as pessoas

Dia 20 de junho, às 17h

Com transmissão pelo facebook.com/sjmrbrasil e youtube.com/sjmrbrasil

Site: sjmrbrasil.org/festival

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com