Siga-nos:

Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida completa cinco anos

Na última sexta-feira (03), mais de 70 pessoas se reuniram para celebrar os cinco anos de atuação da Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, centro de Fé e Alegria que realiza o acolhimento a pessoas migrantes e refugiadas vindas da Venezuela para São Paulo (SP). Entre os presentes estiveram pessoas acolhidas e ex-acolhidas, instituições parceiras, voluntários e funcionários da Fundação. 

 

Além da missa celebrada pelo Pe. Edison de Lima, SJ, superior e coordenador do Núcleo Apostólico São Paulo e diretor-geral do Colégio São Luís, a confraternização teve também parabéns com bolo, pelo aniversário da Casa. O encontro foi encerrado com uma roda de conversa com moradores, ex-moradores e funcionários, bem como a apresentação de dois vídeos sobre o trabalho feito pela casa e um momento de recordações.

 

Durante todo o evento, os participantes recordaram a importância dos serviços prestados e o papel da Casa como ponto de referência para famílias venezuelanas na capital paulista. Nesses cinco anos, a Casa Dom Luciano já acolheu cerca de 300 pessoas, e atendeu mais de 500 com serviços como formações, apoio para busca de emprego, doações, orientação para acesso a direitos e serviços, entre outros.

 

Parcerias e garantia de direitos

 

Segundo o coordenador da Casa, Pe. Chang Son Yu, SJ, “Celebrar este tempo significa confirmar e continuar o serviço prestado, que visa integrar e abrigar esse público em vulnerabilidade e oferecer não somente oportunidades de acolher e garantir emprego, mas também a inserção social e cultural com parcerias e apoios de várias instituições”. 

 

Pe. Chang fala ainda da importância do apoio da Casa na garantia de direitos e de dignidade por parte dos atendidos. “Muitos deles já trouxeram suas famílias da Venezuela por meio da reunificação familiar da estratégia de interiorização. Desta forma, o propósito da nossa missão de acolher é para viabilizar a autonomia e o recomeço de centenas pessoas, por meio do trabalho e da integração social e cultural”, reforça. 

 

Sobre a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida

 

Localizada em São Paulo (SP), a Casa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, da Fundação Fé e Alegria, acolhe famílias de pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas em situação de vulnerabilidade social por um período de até 90 dias após sua interiorização – estratégia do Governo Federal que realoca voluntariamente pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas pelo país, em parceria com as Forças Armadas e com apoio de organizações da sociedade civil, paróquias, parceiros locais, organizações internacionais e agências da ONU.

 

A Casa viabiliza a integração local dessas pessoas na cidade, dentro da realidade e da cultura brasileiras, preparando-as para o mercado de trabalho e facilitando a inserção nas redes locais de educação, saúde, proteção e assistência social, em busca da construção de autonomia das famílias e indivíduos atendidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com