Siga-nos:

Fé e Alegria Amazonas realiza Caminhada Pelo Direito de Ser Criança e Adolescente

Centenas de crianças e adolescentes ocuparam com entusiasmo as ruas do bairro Grande Vitória, em Manaus (AM), na última segunda-feira (13), em uma comovente iniciativa promovida pela Fundação Fé e Alegria no Amazonas. A Caminhada Pelo Direito de Ser Criança e Adolescente, que teve seu ponto de partida no Centro Social de Educação e Cultura Grande Vitória, foi um clamor pela defesa dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, além de uma reflexão sobre as questões ambientais que permeiam a região.

 

O trajeto da caminhada incluiu quatro paradas estratégicas no bairro, cada uma marcada por apresentações musicais e falas abordando temas cruciais, como o direito ao esporte, o acesso à educação, a preservação ambiental e a doação de mudas.

 

Educandos, responsáveis e representantes de organizações como a Rede Um Grito pela Vida, Pastoral da Criança, Grupo de Idosos Vitória Alegre, Escola Municipal Coronel Jorge Teixeira, e outros, uniram suas vozes a Fé e Alegria. Estiveram presentes também representantes do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR).

 

Irmã Maria Cleide Nascimento, coordenadora do Centro Social de Educação e Cultura Grande Vitória, expressou a importância de abraçar a causa dos direitos das crianças e adolescentes: “Nós, como instituição, queremos evidenciar que eles precisam, juntamente com seus pais, com a comunidade e com o nosso apoio, buscar os seus direitos, que devem ser garantidos. ”

 

Mercy Soares, educadora social do Sares, animou a caminhada e trouxe à tona a realidade enfrentadas pelos menores: “Mesmo após 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nós temos muitas crianças com seus direitos violados, com violência, com falta de alimentação, com falta de educação. É necessária a colaboração de todos para somarmos vozes que visam assegurar o bem-estar de todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos.”

 

A caminhada não apenas levantou bandeiras de direitos, mas também evidenciou as dificuldades enfrentadas na região, desde as ruas esburacadas até o esgotamento precário.

 

A comunidade, ao longo do percurso, se mostrou solidária, comparecendo e apoiando as crianças, ressaltando a importância de estar atento à realidade do outro.

 

O evento culminou com a entrega simbólica de cem mudas de árvores doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), simbolizando o compromisso com o cuidado da Casa Comum, como afirma a irmã Maria Cleide: “Esse gesto simbólico está conectado a uma das oficinas de meio ambiente e saúde que realizamos no centro Grande Vitória, onde trabalhamos diversas atividades que conscientizem os nossos educandos sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com