Siga-nos:

Fé e Alegria Roraima lança materiais socioeducativos sobre preservação ambiental

Num contexto global de desafios ambientais crescentes, a necessidade de ações educativas urgentes está mais evidente do que nunca. Com o objetivo de responder a essa urgência, “Ecologia Integral e Pan-Amazônica” utiliza materiais socioeducativos para inspirar mudanças significativas. Parte do projeto “Hacia un mundo digital y sostenible” (Rumo a um mundo digital e sustentável) para 2023, que tem como parceiros a Accenture e a ONG Jesuita Entreculturas, a iniciativa visa conscientizar crianças, adolescentes e famílias sobre a importância da preservação ambiental.

Em 12 de dezembro, a Fundação Fé e Alegria Roraima fez o lançamento destes materiais socioeducativos, na Casa de Caridade Papa Francisco. A iniciativa concentrou esforços nos Centros Sociais São Francisco Xavier e na Casa de Passagem José Maria Velaz, além de impactar a comunidade indígena em Cantá, Warao a Janoko.

Desenvolvidos coletivamente, esses recursos visam sensibilizar para o cuidado ambiental, conservação da biodiversidade e justiça socioambiental, considerando o contexto socioeconômico dos participantes. “Ao unir ecologia integral, educação e ação prática, a iniciativa reafirma seu compromisso com um futuro sustentável, onde o cuidado ambiental é não apenas uma prática, mas uma forma de vida. Esses materiais socioeducativos representam passos concretos em direção à construção de uma sociedade mais consciente, ecológica e justa”, destacou a responsável técnica pelo projeto e apresentadora do evento, Thaisa Cristina Girão Freitas.

Conheça os materiais socioeducativos:

Guia Pedagógico – Ciclos de atividades e orientações para formação em Meio Ambiente, promovendo ações socioeducativas e conscientização.

Calendário Ambiental – Ferramenta essencial para planejar atividades socioambientais durante o ano, cultivando um senso de cultura ambiental.

Micros Rádios – abordagem de 12 temas que destacam a Pan-Amazônia, os desafios enfrentados e a importância da região. Áudios em português e espanhol para enriquecer a compreensão da Amazônia, permitindo interatividade sobre os temas.

Etnomapas – Essenciais para preservar e transmitir o conhecimento tradicional das comunidades indígenas, esses materiais documentam informações sobre locais sagrados, práticas culturais e recursos naturais. São ferramentas educacionais valiosas para aumentar a conscientização sobre a diversidade cultural e a importância da preservação das tradições indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com