Siga-nos:

Rádio Educativa Fé e Alegria: uma experiência de comunicação e de transformação social

Por Fernanda Ariele da Silva, coordenadora do Centro Social de Educação e Cultura São Luiz Gonzaga, de Fé e Alegria, em Montes Claros (MG)

 

 

 

No início deste ano, completei 12 anos dedicados à Fundação Fé e Alegria do Brasil e, ao rever minha trajetória aqui, é impossível não ver a contribuição da Rádio Educativa Fé e Alegria para o progresso do nosso Centro São Luiz Gonzaga, em Montes Claros (MG). Em 2013, eu já fazia parte da equipe como Coordenadora Pedagógica e pude contribuir com a seleção dos profissionais que atuariam na Rádio, bem como colaborar de forma direta com o planejamento das ações iniciais. Sua inauguração foi muito esperada por toda a equipe e o desejo de colocá-la em funcionamento era muito forte em todos nós. Desde o seu surgimento, acreditamos que a Rádio, com seu caráter educativo, contribuiria para fortalecer o nosso trabalho e possibilitaria ampliação da divulgação das ações educativas realizadas nas Unidades de Fé e Alegria no Brasil.

 

Na história de Fé e Alegria em Montes Claros, a Rádio é muito mais do que um veículo de comunicação. Ela se tornou e é, cada vez mais, uma ferramenta fundamental para o avanço, fortalecimento e desenvolvimento comunitário, pois dá voz à sociedade, acolhe, abraça, considera a realidade dos atendidos, e por ser, resiste. É uma rádio educativa não só porque, além dos conteúdos musicais, tem o objetivo de transmitir informações da própria comunidade. Mas porque ali, nossos educandos, que são adolescentes e crianças, têm à disposição um estúdio com ferramentas próprias de uma rádio, o que dificilmente teriam em outros ambientes, e que permite a eles desenvolver habilidades técnicas e de comunicação. E, mais importante do que isso, eles têm acesso a conhecimentos que não teriam em outros espaços. 

 

Ao acessarem e atuarem na Rádio Fé e Alegria, os educandos são, ainda, estimulados a desenvolver o senso crítico, a tomada de iniciativa e a autonomia, repensando a educação para além dos muros de Fé e Alegria. Em 2023, foi desenvolvido o Projeto “Protagonistas em Ação”,  que dentre os seus objetivos, havia a previsão do trabalho com temas sobre equidade de gênero. Após um processo de formação sobre esta temática, os adolescentes foram motivados a produzirem e executarem programas em formato de podcast, que foram apresentados para a comunidade educativa. A qualidade das produções foi indiscutível, e a Rádio Educativa foi um instrumento importante para o desenvolvimento deste projeto. Esse é um exemplo concreto, dentre diversos outros que foram realizados nos dez anos de existência da Rádio, que representa de maneira prática a capacidade de transformação social dos atendidos e da comunidade como um todo.

 

Nossa história é longa. Já fizemos muito para a nossa comunidade e para nossos atendidos, e esperamos fazer um trabalho ainda mais pautado na formação da comunidade que atendemos, sobretudo os nossos adolescentes e as nossas crianças, para que eles possam não só ter acesso a conteúdos de qualidade, mas também contribuir com a proposta e com a construção desses conteúdos.

 

Enquanto isso, esperamos que a nossa rádio siga contribuindo cada vez mais com a formação das crianças e adolescentes atendidos pelo Centro, formando e transformando nosso entorno e nosso mundo. 

______________________

Fernanda é graduada em Pedagogia, trabalha em Fé e Alegria há 12 anos e atua como Coordenadora da Unidade de Montes Claros há oito anos. Ela acredita que a comunicação com intencionalidade e com caráter educativo colabora para a  transformação social de pessoas.

 

Para ouvir a Rádio Fé e Alegria do Brasil, acesse: radiofealegria.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

©2024 Todos los derechos reservados
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com